Tratamento acústico: como ter uma sala com melhor sonoridade
O tratamento acústico é uma das partes mais incompreendidas da construção de um home studio.
Trata-se toque especial que transforma uma sala comum em um ambiente de gravação adequado.
Mas dar início a um projeto de tratamento acústico pode ser intimidador, especialmente para o produtor médio. Afinal, os estúdios profissionais gastam milhares melhorando a acústica dos espaços de gravação.
A boa notícia é que o tratamento acústico é algo que está ao alcance de qualquer home studio, e traz benefícios sonoros que valem a pena.
Neste artigo, abordaremos pontos cruciais sobre tratamento acústico.
O que é tratamento acústico?
O tratamento acústico é o processo de melhorar as propriedades acústicas de uma sala para gravar ou mixar músicas. O objetivo do tratamento acústico é tornar o ambiente mais neutro e sonoramente agradável, com ambiente controlado e qualidades previsíveis para gravação. O tratamento acústico é realizado com a utilização de dispositivos de absorção ou difusão em áreas onde ocorrem reflexões sonoras potencialmente problemáticas.
Absorção e Difusão
Existem duas abordagens para lidar com o que se chama de “acústica problemática”.
O primeiro é impedir que frequências indesejadas reflitam novamente no ambiente de gravação ou mixagem. Este método é chamado de absorção.
Absorvedores acústicos são feitos de um material que impede que a energia sonora reflita intensamente sobre superfícies duras, como paredes e tetos.
Absorvedores acústicos são feitos de um material que impede que a energia sonora reflita intensamente sobre superfícies duras, como paredes e tetos.
Essas reflexões “retidas” não interferem mais com o som direto da fonte. Isso faz uma grande melhoria na qualidade do som do seu espaço – e de suas gravações.
A difusão é a outra abordagem para o tratamento acústico. A difusão consiste na dispersão de reflexões problemáticas em diferentes direções – isso reduz um potencial efeito negativo.
Os difusores acústicos são feitos de materiais rígidos dispostos em padrões de altura, tamanho ou direção da superfície variados.
Na maioria dos casos, é necessária uma combinação de ambas as técnicas para um tratamento acústico eficaz.
Fonte: Landr Blog