O que são bass traps?
As bass traps são absorvedores acústicos construídos para evitar reflexões problemáticas de baixas frequências. Este tipo de tratamento acústico requer massa extra e propriedades de absorção para lidar com baixas frequências de forma eficaz.
Eles têm a forma de prismas triangulares e são colocados nos cantos da sala onde as frequências graves se acumulam.
Para serem eficazes em baixas frequências, as armadilhas para baixo devem ser preenchidas inteiramente com material absorvente.
Controlar corretamente os graves do seu quarto é crucial. A energia baixa pode ser extremamente problemática para ambientes de gravação e mixagem – especialmente em espaços pequenos.
Quanto menor a frequência, maior o comprimento de onda do som. Por exemplo, um ciclo de uma onda senoidal de 60 Hz é de quase 7 metros!
Quanto menor a frequência, maior o comprimento de onda do som. Por exemplo, um ciclo de uma onda senoidal de 60 Hz é de quase 7 metros!
As reflexões da sala se misturam com o sinal direto e causam interferências destrutivas antes mesmo de um ciclo completo da onda ser concluído.
Com a energia da onda sonora se comportando de forma disfuncional, seu baixo desaparece em áreas críticas e é sobrecarregado em outras.
Você pode até tentar compensar certos problemas ao processar suas faixas, como potencializar os graves na equalização. Mas fatalmente o seu resultado final, quando ouvido fora da sua sala, revelará os problemas acústicos do ambiente em que foi gravado.
As bass traps são uma solução eficaz para esses problemas.
Existem empresas comerciais que oferecem armadilhas premium pré-fabricadas, mas também é completamente possível criar suas próprias.
Fonte: Landr Blog